segunda-feira, 5 de maio de 2014

Altinópolis a 40 minutos de RP tem opção para todos os gostos

Altinópolis
bem pertinho de Ribeirão Preto, é uma boa opção para quem quer fugir da rotina.

Localiza-se a uma latitude 21º01' sul e a uma longitude 47º22' oeste. Sua população estimada em 2010 era de 15.609 habitantes. Possui uma área de 929,426 km². É conhecida pelas suas atrações turísticas, como as esculturas de Bassano Vaccarini e as inúmeras cachoeiras e grutas.



História
O que já foi o Distrito “Mato Grosso de Batatais”, um plebiscito definiu seu nome para Altinópolis, em homenagem ao presidente do Estado de São Paulo Altino Arantes. O município teve início com a vinda de imigrantes para a lavoura da região e, como não podia deixar de ser para a época, uma estação de trem surgiu em 1909 para perpetuar o lugar.

A linha férrea até Ribeirão Preto hoje está infelizmente abandonada. Mas, a referida estação, ainda bem conservada, era a que ficava no ponto mais elevado do trecho que ia até Minas Gerais. Aliás, do mirante do Morro do Parque Municipal, a 1.200m de altitude, tem-se uma visão de 360º e pode-se avistar 16 municípios ao seu redor, localizado no parque da Santa Cruz.

Turismo
Altinópolis oferece tanto o eco-turismo quanto um turismo cultural.
De outro lado, sua importância cultural se mostra nas obras do artista plástico Bassano Vaccarini, que estão espalhadas por toda a cidade. Bassano Vaccarini nasceu em SAN
Colombano al Lambro, Itália em 1914. Quando jovem já dava mostras de sua genialidade: foi escolhido melhor escultor jovem do ano de 1933. Participou da 2a. guerra mundial como paraquedista.
Com o fim da guerra, veio ao Brasilem 1958, foi convidado pelo prefeito de Ribeirão Preto Costábile Romano a restaurar prédios da cidade. Sua aproximação com ALTINOPOLIS- cidade em que viveu até sua morte em abril de 2002 - se deu por volta de 1980, a convite do então prefeito Dr. Pio Antunes de Figueiredo. Enquanto trabalhou em Altinópolis, Vaccarini se empenhou em transformar a cidade em uma "galeria a céu aberto".] Dentre inúmeras obras de arte, destaca-se a Praça das Esculturas, onde retrata e exalta, por meio de esculturas, o papel da mulher na sociedade
A cidade de Altinópolis é considerada o atelier de Vaccarini. Suas obras estão espalhadas por todos os cantos da cidade. Destacam-se:
A Praça das esculturas - várias esculturas homenageando as mulheres.
O Beijo - escultura localizada em frente à Prefeitura Municipal.
Painel de Esportes - em frente ao Ginásio Municipal
Praça do Trabalhador - esculturas abordando a temática do trabalho
A riqueza de sua natureza
se traduz nos rios, cachoeiras, grutas e imensa área verde. 
Em Altinópolis cinco rios nos dão 35 quedas d'água.
São cachoeiras e cascatas para todos os gostos.

E uma delas tem 72 metros de altura.

Oito grutas devidamente catalogadas fazem parte do seu roteiro turístico, destacando-se a Gruta do Itambé, que oferece uma fachada de 28 metros de altura e uns 350 metros de galerias.

A Secretaria do Turismo dá aos visitantes suporte de informações necessárias e, o estande do município fez sucesso no último Salão São Paulo de Turismo.


Altinópolis
oferece opções de hotéis fazenda e empresas especializadas em esportes radicais,
sendo uma boa opção para um final e semana diferente ou mesmo, para aqueles que querem fugir da rotina e sair pela manha voltando a tarde, com apenas 40 minutos de distancia.

Festas tradicionais
 Altinópolis possui algumas festas tradicionais em seu calendário anual. Destacam-se a Festa de Santos Reis, a Expoal e a Quermesse.
Festa de Santos Reis
 As festas em homenagem aos Três Reis Magos, realizadas no mês de janeiro, ocorrem há várias décadas nas cercanias de Altinópolis. A peregrinação de fiéis, a encenação e os cantos ainda se mantêm como um forte costume nas áreas rurais, tanto em Altinópolis quanto em Santo Antônio da Alegria. A festa realizada em Altinópolis tem como seu principal expoente Antônio (Tonico) Frighetto. Em 1971 seu objetivo de reunir em um só dia e em um só local todas as folias (conjuntos) de Santos Reis tornou-se realidade e perpetua-se até os dias de hoje. No mês de janeiro a Praça da Matriz recebe, por três dias, um palco onde folias de Reis de todo o Brasil se apresentam. Ao redor da praça instalam-se pequenas barracas de comércio e de alimentação, além de um parque recreativo.
Expoal
 A Expoal - Feira de Exposição Agropecuária de Altinópolis - realiza-se no Parque da Santa Cruz geralmente nos meses de março ou abril e tem duração de uma semana. Realizada há mais de 30 anos, a Expoal reúne exposição de animais, shows e opções de alimentação. Há exposição de gado, vacas leiteiras, cavalos, além de animais de pequeno porte. As competições, como prova do tambor e rodeios são realizados durante a semana da festa. Todas as noites há shows de duplas sertanejas ou conjuntos de música popular. Durante a semana ocorre o festival de calouros, momento em que jovens cantores e bandas de Altinópolis e região mostram seu potencial. O evento ainda possui um parque de diversões montado especialmente na época da festa. No quesito alimentação, destacam-se as tendas que vendem comida típica. Destaca-se o caráter voluntário dos trabalhadores da área de alimentação e a arrecadação com fins filantrópicos. No Parque da Santa Cruz localiza-se o mirante da cidade, local onde é possível avistar toda a cidade e suas vizinhas.
Hidrografia



     Rio Sapucaí
    Ribeirão Araraquara
    Rio Pardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário