domingo, 11 de maio de 2014

Ilha Comprida santuario ecologico

Privilegiada pela natureza, a Ilha Comprida não tem problema de espaço e nem de poluição em seus 74 quilômetros de orla marítima. A Cetesb classifica as praias da Ilha como “sistematicamente boas”, o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro. E, em termos de extensão, a Ilha justifica seu nome:  há quem diga que trata-se da segunda maior praia do país.

74 km de Praias
 
Não há problemas de espaço nas praias da Ilha Comprida. Nem de poluição.

O município conta com 74 km de praias consideradas pela Cetesb como “sistematicamente boas”, o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro. Mas não é só isso. A Ilha atende a todos os gostos. Tem as praias desertas, distantes dos centros comerciais, para quem gosta de tranqüilidade. E tem as praias badaladas – localizadas no Boqueirão Norte e proximidades – onde estão os quiosques na orla, com intenso movimento, muitos petiscos, música e quadras esportivas. Seja qual for a sua praia, visite a Ilha Comprida.
Ilha Comprida conserva as única dunas conservadas do Estado de SP, e umas das utimas do sul deste brasileiro.

 
 
 

Ilha Comprida é considerada pela BirdLife Internacional área importante para a consevação das aves no Brasil

Considerada pela BirdLife International como área importante para a conservação das aves no Brasil, a Ilha Comprida oferece aos visitantes roteiros de observação de aves. Um dos destaques é avistar os belos guarás vermelhos que ocupam toda a extensão do estuário lagunar Cananéia-Iguape-Ilha Comprida. Todo ano, a partir de setembro, milhares de guarás vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para se reproduzirem. Melhor observação entre meses de setembro e fevereiro. Além dos guarás, também podem ser avistados socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes Trata-se de um espetáculo natural, de rara beleza. A visitação é monitorada.
 
Considerado extinto do litoral havia dez anos, o guará vermelho ocupa hoje toda a extensão do estuário lagunar Cananéia- Iguape-Ilha Comprida. Todo ano, a partir de setembro, milhares de guarás vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para se reproduzirem. Formam colônias de nidificação. Estas concentrações de aves são conhecidas por ninhais.
 
Ao chegarem nas áreas de ninhais, as aves procuram seus parceiros, constroem os ninhos ( ou reparam o ninho utilizado na estação anterior). Os ninhais podem reunir centenas de casais nidificando numa mesma árvore ou reunir milhares de aves fazendo seus ninhos nos manguezais que ficam próximos às áreas onde as aves retiram alimento para seus filhotes.
 
Entre os meses de setembro e fevereiro, além dos guarás vermelhos, também costumam se reunir neste mesmo local, socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes Trata-se de um espetáculo natural, de rara beleza.

passeios em ilha comprida tem muito mais do que praias e mar.



Mar Pequeno - Esportes Náuticos
 A Ilha oferece ainda ambiente perfeito para prática de esportes ligados à natureza. Quem gosta de velejar, andar com canoas e caiaques têm a opção de aproveitar a beleza natural do Mar Pequeno (o mar de dentro) da Ilha Comprida. No mar aberto, há os 74 km de praias ininterruptas, onde podem ser praticados o ciclismo, carro à vela, esportes de praia e muitos outros. Nas ondas, o surfe é a atração e conquista mais atletas a cada ano. A Prefeitura mantém a escola municipal de surfe instalada na Área de Lazer da Praia do Boqueirão Norte. Ao lado, há a pista municipal de skate.
 
Pesca Amadora
Aluguel de barcos para a pesca amadora, venda de iscas e trabalho de piloteiros podem ser encontrados nas vilas caiçaras da Ilha Comprida. As vilas tradicionais  mais conhecidas são Pedrinhas, Juruvaúva, Ubatuba, Ponta da Praia, Boqueirão Sul, Pontal de Trincheiras e outras. Há também opção de pesca em alto mar. Informe-se sobre a pesca amadora na Divisão Municipal de Turismo da Ilha.
  
Passeios/Barcos/Jeep tour
 Quem quer conhecer a Ilha Comprida sob diferentes olhares tem a opção de optar pelos passeios de barcos e escunas. Há diversas opções de passeios, dos quais, Boqueirão/Ninhal dos guarás; Boqueirão /Pedrinhas; Juruvaúva; Pedrinhas e Cananéia. Os passeios levam os visitantes  em locais de beleza intensa, ambientes diferenciados, belos cenários para fotos, turismo de contemplação, estudo do meio, trilhas leves, moderadas ou de aventura. Há também passeios off road com motos, quadriciclos e jeep.
  
Gastronomia
 Os peixes e frutos do mar são as especialidades do município litorâneo. Destaque para a caldeirada e receitas especiais preparadas pelos restaurantes da cidade. Em Vilas Caiçaras, é possível saborear deliciosos pratos com peixe preparados com os segredos da culinária caiçara. Além disso, a cidade também oferece excelentes restaurantes com opções de pratos sofisticados e caseiros, pizzarias, bares, sorveterias e lanchonetes.
  
Triciclos Praianos
 Um passeio ecológico pela orla do município à borda de triciclos praianos, também conhecidos como trenzinhos, é opção de lazer para todas as idades. O município conta com três empresas que oferecem triciclos ao gosto e tamanho da família. Importante destacar a necessidade de serem adotados cuidados especiais para a segurança. Informe-se sobre as regras junto às empresas e divirta-se

Aqui, pulsa forte a Cultura
 Além dos atrativos naturais, vale destacar que , na Ilha Comprida, há eventos o ano inteiro. Tem Mostra de Teatro, Festival de Blues, Carnaval nota dez, Ilha Julina, Encontro de Motociclistas, Passeio de Bicicleta, Circuito de Surfe, muitos shows, mostras de fotografias e exposições artísticas que evidenciam um município onde pulsa forte a cultura. No espaço Cultural Plínio Marcos, acontece a exposição permanente da cultura caiçara . Visitação o ano inteiro na Av. São Paulo, 1000- Balneário Adriana. Fone : (13) 3842 2124. Tem feirinha de artesanato na Praça do Boqueirão Norte

 vila caiçara

Localizadas nas margens do Mar Pequeno, as vilas oferecem petiscos com frutos do mar, serviços de piloteiros e aluguel de barcos para pesca e passeios.
 
Não fale em pressa, correria e nem em congestionamentos nas vilas caiçaras da Ilha. Nada disso existe nesses recantos ornamentados pelas matas nativas,  fauna, flora, peixes e mares de dentro e de fora. Nas vilas caiçaras, pulsa a vida.  Os moradores gostam de recepcionar os turistas, conversar e, sem dúvida, afirmar que não trocariam esse modo de vida por nada desse mundo.
 
“Fui a São Paulo obrigado para fazer tratamento de saúde. Se fosse de gosto, eu não iria de jeito nenhum”, diz o pescador Onofre Jesus de Souza, da Ponta da Praia.”O melhor lugar do mundo é aqui”, reitera o também pescador José Carlos Cubas, da Trincheira, no extremo sul. De Norte a Sul da Ilha, é grande a paixão do caiçara pela sua terra.
 
Em muitas vilas, há fogões a lenha, casas de pau-a-pique e pescadores tecendo suas redes. Também é possível comprar peixes, saborear petiscos com frutos do mar e encontrar barcos de pescadores para passeios ou a pesca amadora. Há vilas onde se avista o mar do sofá da sala, um privilégio.
 
O pescador Paulo Pedro de Lima, da Vila de Ubatuba, tem orgulho de contar que descende de uma família com longa tradição na pesca. Seu filho,  Célio Benedito de Lima, é pescador e, se depender dele, seus netos também viverão da pesca.” Aqui tem tudo o que a gente precisa para viver”, afirmou Paulo Lima. Seu filho Célio reitera:”A gente trabalha com pesca e turismo. A vida é sossegada. O pessoal fala que aqui parece o paraíso. Eu concordo. É muito bom viver aqui”.
 
 
Potencializar vocação turística
 
Para incentivar a visitação das vilas caiçaras, a Prefeitura da Ilha Comprida lança,em fevereiro,  o catálogo Ilha Caiçara, com fotos e histórico das principais vilas do município. O Departamento Municipal de Turismo disponibiliza telefones e serviços oferecidos pelos moradores tradicionais. Duas agências de turismo locais também operacionalizam os roteiros turísticos que levam às vilas caiçaras, das quais destacam-se Trincheira, Boqueirão Sul, Juruvaúva, Pedrinhas, Vila Nova, Ubatuba, Viaréggio, Araçá e Ponta Norte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário