segunda-feira, 5 de maio de 2014

Bosque Municipal Fábio Barreto

O Bosque Municipal Fábio Barreto
é uma área pública contendo floresta nativa na área central do município.Foi criado por Decreto de reserva do Prefeito Fábio Barreto no ano de 1948. Também conhecido como Bosque Municipal, foi transformado, em 1995, em conjunto com o complexo esportivo e o complexo cultural, no Parque Municipal do Morro do São Bento.
 
 


Atrativos
Como área de lazer e encontros sociais, mostra também o lado científico onde a classe estudantil elabora aprendizado e conhecimentos proporcionados pelo Parque Botânico e pelo Zoológico, com uma variedade de animais e pássaros do Brasil e do exterior. Restaurante e bares, play-ground e áreas de circulação completam o equipamento de apoio aos visitantes.
Sua localização privilegiada no centro da cidade, na chamada área cultural, é ponto de atração turística de projeção de Ribeirão Preto.
Aves
A praça das aves abriga 18 espécies de aves de vários tipos de ambientes como cerrado, campo e floresta, sendo 38  espécimes de aves de rapina, corujas, urubu-rei, seriema, mutuns, cujubi e jacupemba. O recanto das aves é o local onde estão abrigadas diversas espécies de aves de médio e
pequeno porte, são psitacídeos (papagaios, periquitos e maritacas), tucanos e gralhas.
 Essas aves em geral, são coloridas e barulhentas e chamam muita atenção dos traficantes, especialmente os psitacídeos que são capazes de aprender a repetir palavras e até de cantar.
Mamíferos
O zoológico possui cerca de 30 espécies de mamíferos, entre elas há primatas, felinos, canídeos e roedores (capivaras e ouriços), animais da ordem artiodátila (cervos, cateto e anta) entre outros.

Répteis
O setor de répteis preocupa-se com toda a coleção de répteis do zoológico, os que vivem no terrário e aqueles que ficam alojados nos lagos. O Terrário, reinaugurado em 2004, abriga 07 espécie de serpentes não peçonhentas e 04 espécies de serpentes peçonhentas (capazes de inocular ou injetar veneno), 02 espécies de jacarés, 05 espécies de quelônios (tartarugas) e 02 espécies de lagartos, num ultrapassando os 200 animais.
Setor de Educação Ambiental
Um dos papéis mais importantes dos zoológicos é o trabalho de Educação Ambiental. Mais do que uma área de lazer, os zoológicos são espaços onde a população tem a oportunidade única de estar em contato com os animais de diversas espécies da fauna silvestre, admirá-los, conhecer seus hábitos e adquirir empatia e respeito por eles.
VOCÊ sabia que a mata do zoo de Ribeirão Preto e uma das únicas reservas da mata atlântica fora da região litorânea?

A elefanta Maison e a mais nova moradora do zoo.

 O Departamento de Fauna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente recebeu o último parecer técnico da vistoria feita no recinto do bosque, o documento que autoriza a utilização do espaço pelo paquiderme.
 A elefanta Maison, hoje com 39 anos, foi doada pelo ex-proprietário do circo do Biriba, Carlos Antônio Spíndola. O animal possui três metros e pesa quatro toneladas. O recinto tem 1,5 mil m², um tanque de 100 m² com profundidade de 2 metros.
em breve poderemos ter mais uma companheira para Maison.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário